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Gestão de salão de beleza: como administrar um salão?

Gestão de salão de beleza: como administrar um salão?

Como fazer a gestão de salão de beleza? Eis aí uma das grandes preocupações que circulam na cabeça dos cabeleireiros e cabeleireiras deste Brasil afora. Se você veio até aqui atrás de boas práticas para gerir o seu negócio, nós temos uma boa notícia: é exatamente o que verá ao longo deste artigo.

É importante deixar claro que este trabalho foi desenvolvido para pessoas que já possuam um salão ou barbearia. Se você ainda não começou seu negócio, você pode aprender aqui como montar salão de beleza ou quanto custa montar um salão de beleza. Se já tirou seu projeto do papel e já tem um estabelecimento, continue acompanhando a leitura.

Caso queira, disponibilizamos um teste para que você possa diagnosticar se tem problemas na administração ou no marketing do seu salão. Você pode fazer este teste clicando aqui ou respondendo ele no final da página!

 

Como fazer gestão de salão de beleza?

O maior fator que irá garantir o sucesso do seu salão de beleza, barbearia, clínica de estética ou spa, é estar a par de todas as informações necessárias para garantir a tomada de boas decisões estratégicas e cruciais para a sobrevivência do seu negócio.

Sabemos que empreender no Brasil não é nada fácil, principalmente quando lidamos com carga tributária abusiva e excesso de burocracia. Por isso, é muito importante que, no que tange à gestão de salão de beleza, você planeje muito bem todos os seus passos, pois uma decisão errada pode significar o fim do seu negócio.

Mesmo diante de um cenário onde o setor de estética e beleza é o que mais cresce no país, os riscos de falência são enormes! Para ter uma ideia, nos últimos quatro anos o número de salões e barbearias quadruplicou, passando de 155 mil (em 2012) para quase 600 mil (em 2016), segundo o SEBRAE.

Diante de tudo isso, se você quer vencer a concorrência e tomar as melhores decisões estratégicas para seu sucesso, deve se atentar muito para as seguintes coisas:

  1. Marketing de salão
  2. Atendimento personalizado
  3. Relacionamento com os funcionários
  4. Controle financeiro

Fazer a gestão de salão de beleza pode exigir muito tato e senso de responsabilidade, mas também é uma das tarefas mais prazerosas e recompensadoras que existe – quando bem feito. A seguir, iremos destrinchar cada um destes quatro pontos para lhe auxiliar nesta jornada tão complexa, mas ao mesmo tempo, fascinante.

 

Marketing de salão

Quando se trata de gestão de salão de beleza, a primeira pergunta que vem a cabeça é algo sempre relacionado ao marketing de salão. Normalmente é alguma variável do tipo: “Como posso atrair clientes?” ou “Como mostrar meus serviços para o mundo?”.

Muitos salões ou barbearias costumam terceirizar esse tipo de atividade para agências ou empresas especializadas. Outras, que possuem menos recursos financeiros, contam com o apoio e o auxílio de recepcionistas ou colaboradores internos para movimentar suas redes sociais.

Muitos gestores caem no erro de não acompanharem de perto seus resultados em mídias sociais ou estratégias de divulgação. Pensam que será suficiente delegarem essa tarefa para outra pessoa e garantir publicações diárias em sua página na internet. Não poderiam estar mais enganados!

A melhor coisa a se fazer é separar uma parte do seu orçamento e pesquisar nas redes quais são as melhores práticas e estratégias em marketing de salão. A grande chave é copiar e fazer tudo que está dando certo. Preste atenção em seus concorrentes e até mesmo nos maiores salões do país. O que eles fazem ou fizeram de diferente? Como divulgaram seus serviços? Quais foram suas metodologias? Aprenda com quem já está fazendo e tendo sucesso com isso!

Quer mais dicas para seu marketing de salão? Sem problemas, aqui vão algumas:

 

Atendimento personalizado

Pode parecer bobagem, mas quando a gente pensa em gestão de salão de beleza, também estamos pensando em atendimento. Se você quer realmente fidelizar os seus clientes, precisa ser capaz de oferecer muito mais do que apenas um corte bem feito. Você precisa oferecer  um lugar onde todos possam se sentir confortáveis e tenham enorme satisfação em ir.

E nem é preciso fazer muitas coisas para proporcionar uma experiência incrível aos seus clientes. Se tiver o bom hábito de chamá-los pelo nome e abrir aquele sorriso acolhedor ao vê-los entrando em sua recepção, já é meio caminho andado.

Treine seus funcionários para que atendam bem seus clientes e sejam sempre acolhedores. Explique para eles como é importante fazer o cliente se sentir bem e satisfeito com o atendimento.

Mas ainda dá para fazer muito mais…

Sempre peça informações importantes como email, data de nascimento e telefone. Através destas informações, você pode ter a chance de fidelizar seus clientes.

Além disso, a maneira que você recebe novos agendamentos e controla seus atendimentos pode ser um fator crucial na satisfação dos seus clientes. Se sua agenda é difícil de acessar e se seu cliente tenta constantemente marcar e não tem sucesso, você pode estar perdendo dinheiro para a concorrência.

Se você não pode gozar do benefício de pagar uma secretária eletrônica, deveria considerar a possibilidade de adquirir um software de agendamento online. Além de ser uma solução extremamente barata, um software de agendamento irá te oferecer inúmeros benefícios. Por exemplo, você poderá atualizar automaticamente a sua agenda, facilitando para seus clientes marcarem um horário com você.

Faça uma reunião semanal para manter sua equipe sempre na linha e garantir o melhor atendimento possível aos seus clientes.

 

Relacionamento com os funcionários

A verdade é que vivemos em uma era disruptiva e tecnológica.

Isso impacta em gênero, número e grau em todos os aspectos de nossa vida. Principalmente no que tange à gestão de salão de beleza. Seus funcionários e colaboradores são essenciais para o sucesso do seu negócio, e a última coisa que você quer é que eles estejam trabalhando para você e não com você.

A ideia é que seus funcionários sintam que gozam de liberdade para crescerem juntos com você. Oferecer uma atmosfera livre, democrática e aberta é essencial para que todos se sintam membros de um organismo único.

Abaixo, você pode conferir uma palestra do TED, onde Dan Pink, mostra que oferecer o melhor ambiente de trabalho pode fazer mais diferença na produtividade de seus funcionários do que antigamente imaginávamos.

 

 

Antes de mais nada, é importante que você saiba contratar as pessoas certas. Não basta escolher apenas os mais capacitados. Você também deve prestar atenção ao seu perfil e personalidade. É condizente com o ambiente que você pretende criar em seu salão de beleza?

Após a contratação, não tenha medo de investir dinheiro no treinamento de seu pessoal. Assine revistas de moda e cabelo e pague cursos como forma de recompensar os melhores funcionários.

Tudo isso servirá para garantir a qualidade dos seus serviços, aumentar a satisfação de seus clientes e ainda manter o seu pessoal junto com você. Quer coisa melhor?

 

Controle Financeiro

Embora todos tenham essa noção, poucas pessoas realmente colocam em prática: é necessário gastar menos do que ganha. Conceito simples, mas muito difícil de botar em prática. Principalmente para quem está começando agora a abrir seu salão!

No entanto, mesmo que você ainda não esteja em um cenário de saldo positivo, é extremamente necessário que você tenha um controle perfeito da entrada e saída de seu caixa. Saber em tempo real para onde está indo seu dinheiro pode ser fator decisivo na sobrevivência do seu negócio. Nesse sentido, você pode usufruir muito da ajuda de planilhas financeiras ou de softwares de gestão de salão de beleza.

Sem saber para onde está indo seu dinheiro torna seu planejamento quase impossível de ser feito. Você precisa saber quantos atendimentos foram feitos, quais os valores a serem pagos para funcionários, quanto está sendo gasto em produtos e até mesmo no marketing. Uma vez que você tenha controle total do seu financeiro, estará preparado para dar passos mais ousados.

Administrar um salão de beleza pode não ser uma tarefa fácil, mas é muito recompensadora. Por isso, se quer garantir o seu sucesso, planeje e estude. Tente ficar sempre atento com as últimas novidades em marketing e gestão de salão de beleza.

 

Como vai a gestão do seu salão?

Faça agora o nosso teste e descubra se você segue as boas práticas em gestão de salão de beleza. 

Vinícius Miranda era estudante de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, mas decidiu trocar de rumo para seguir o seu verdadeiro sonho: se tornar o maior especialista em Marketing 4.0 do mundo. Ele é o Assistente de Marketing da MMtools e escreve artigos para o blog, enriquecendo o site com o melhor conteúdo para o segmento de estética e beleza.

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