vendas@mmtools.com.br 31 98481-6695 31 2535-5836

Blog

Como o esporte pode ajudar na gestão do salão de beleza?

Como o esporte pode ajudar na gestão do salão de beleza?

É conhecido que o esporte tem o poder de unir pessoas, criar laços fortes de amizade e até de amor. Todos sabem disso, já é até lugar comum afirmar esse tipo de coisa. Mas então, fica a grande pergunta: por que você ainda não começou a usar o esporte para te auxiliar na sua gestão do salão de beleza ou barbearia?

A ideia de poder utilizar o esporte como ferramenta de gestão pode parecer estranha à primeira vista, mas a verdade é que seu empreendimento pode se beneficiar muito dos valores que são promovidos pelo esporte, como a disciplina, a metodologia, o foco, o trabalho em equipe, a paciência e a dedicação.

Abaixo, você irá descobrir três maneiras que você pode usar o esporte para atrair clientes e interagir com seus funcionários enquanto se diverte ao mesmo tempo.

Você acha que não precisa usar esse tipo de coisa na gestão do salão de beleza ou barbearia?

Pois pense de novo, hoje em dia ter um salão de beleza diferenciado da concorrência representa uma enorme vantagem competitiva.

Através do esporte, por exemplo, você pode fazer com que os clientes se sintam em casa, se aproximar de seus interesses, convidá-los para ver um joguinho com vocês e aproveitar para lembrá-los que eles precisam dar aquele trato na barba e no cabelo.

Quer aprender como você pode usar o esporte para ajudar na gestão do salão de beleza ou barbearia? Segue o nosso artigo!

 

Quer ficar por dentro de tudo?

Assine nossa lista de emails e fique sempre por dentro das melhores técnicas de marketing e gestão para salões e barbearias

Nós respeitamos a sua privacidade

Powered by Optin Forms

Esporte e Gestão do Salão

Quem diria que esporte e gestão do salão poderiam se encaixar tão bem? Abaixo você irá conferir três maneiras que a prática do esporte pode ajudar em seu negócio!

 

Espírito Comunitário

É conhecido por todos que os seres humanos são criaturas extremamente sociáveis e anseiam pela participação de uma comunidade que esteja alinhada com seus valores e proporcione um senso de coletividade, proteção e segurança. Este, inclusive, é um gatilho mental extremamente poderoso que é constantemente explorado por times de vendas e especialistas em marketing.

Atualmente vivemos o início de uma revolução sem precedentes na história da humanidade. Em uma era global, interconectada e informatizada, caracterizada pelo livre-mercado, sociedades cosmopolitas e fácil acesso à tecnologia, o mundo se torna cada vez menos tribal, ou seja, mais e mais todos dependem uns dos outros para continuarem avançando.

Nessa lógica, é cada vez mais comum que empresas modernas mudem o foco de suas preocupações do produto para o cliente-consumidor. Ao invés de tratá-lo como um simples cliente, as empresas buscam torná-lo protagonista da história. E tentam envolvê-lo dentro do negócio, de maneira a criar um espírito comunitário e colaborativo entre todos.

Promover a prática esportiva entre pessoas que trabalham juntas (e até mesmo entre os clientes) pode ser excelente para criar um momento de descontração. Mas vai muito além disso: através do esporte você pode propiciar e facilitar o desenvolvimento de novas relações que, inevitavelmente, levarão ao surgimento de um espírito comunitário.

Apesar da competição inerente à todo esporte, trata-se de uma excelente maneira para mostrar que todos são iguais. No meio do jogo não existe diferença entre funcionários, auxiliares, gestores e clientes. As regras são válidas para todos, e jogando ou não no mesmo time, este é um espaço seguro onde alguém pode rir da cara do chefe ou dos próprios clientes!

Este tipo de vínculo maravilhoso serve para mostrar que não há hierarquias entre as pessoas que frequentam seu estabelecimento. Ou se elas existem, não são barreiras impeditivas para um relacionamento humanizado e cativante entre as pessoas.

Além de aliviar as tensões, a prática de esportes permite que todos se vejam como membros de um único time. O seu time!

E este é o tipo de espírito que você deseja ver surgir entre seus clientes e colaboradores, não é mesmo?

 

Engajamento e Cooperação

Além de derrubar hierarquias, a inclusão da prática de esportes permite maior engajamento, interação e cooperação entre clientes e colaboradores.

Tudo começa com o planejamento desta atividade: qual será o tipo de esporte? Em que horário? Quem participará do time de quem? Onde acontecerá o jogo? Vai rolar aquele churrascão maroto depois?

Todas essas perguntas precisam ser respondidas, mas por que tentar respondê-las sozinho?

Monte seu grupo no WhatsApp, envolvendo seus clientes mais próximos e todos os seus colaboradores. Veja quem gostaria de participar, deixe que todos participem e construam em conjunto esse momento de prazer e diversão.

Além disso, o espírito esportivo é naturalmente colaborativo. Se um esforço coletivo não for realizado em direção à uma meta – vencer o jogo -, o time irá fracassar. Não há espaço para o ego e nem para solidão, todos devem participar e contribuir com suas habilidades. Em um ambiente tão interativo, como a apatia pode sobreviver? É mais do que natural que a interação entre você e seus clientes aumente.

O esporte pode – e irá – contribuir muito para aumentar o engajamento dos clientes em seu salão de beleza ou barbearia. Irá motivar funcionários e incentivá-los a participar mais ativamente da construção do seu negócio.

 

Felicidade produtiva

Hoje em dia não basta apenas oferecer bons salários para reter funcionários e colaboradores. Se você seguiu nossos conselhos sobre como montar um salão de beleza, com certeza contratou apenas os melhores profissionais para trabalhar com você. No entanto, se deseja mantê-los é necessário adotar um modelo de gestão que veja o seu colaborador como mais do que apenas uma roda na engrenagem.

Como Dan Pink mostra em uma surpreendente palestra que ele deu para o TED, tudo que sabemos sobre motivação está errado. Nem sempre se trata de dar o melhor salário, mas sim sobre oferecer o melhor ambiente.

Um profissional que pratica esportes – ao lado de seus colegas de trabalho – será mais ativo e saberá relacionar-se melhor com todos. Lembre-se: um funcionário feliz trabalha e produz resultado por dez funcionários infelizes.

 

O  que está esperando?

Agora você entendeu como o esporte pode te ajudar? Então o que está esperando para incluir práticas esportivas na gestão do salão de beleza?

Está em dúvida sobre como você pode aplicar essa estratégia em seu negócio?

Não tenha medo, mande seus comentários, estamos aqui para ajudá-lo!

 

 

O One Beleza & Bem Estar é o melhor software de gestão para salão de beleza, barbearia, clínica de estética ou até mesmo um SPA. Estamos revolucionando o mercado de beleza do Brasil e, em breve, do mundo.

3 comments

  1. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada 🙂

    • Olá Renata, tudo bem? Ficamos felizes por ter te ajudado de alguma forma.
      Aguarde por mais noticias interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *